Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

História da Talha em Madeira


Uma talha é uma obra de escultura, especialmente em madeira A madeira talha-se mediante um processo de desbaste e pulido, com o propósito de dar-lhe uma forma determinada, que pode ser um objeto concreto ou abstrato. O produto final pode ir desde uma escultura individual até moldes trabalhados a mão que fazem parte de uma tracería.

É uma arte muito antiga. Alguns dos melhores exemplos que subsisten de antiga madeira talhada provem da Idade Média na Itália e França, onde os temas típicos daquela época era a iconografía cristã. Na Inglaterra subsisten exemplos dos séculos XVI e XVII.

Desde as épocas mais remotas a decoração de madeira tem sido uma arte destacada. A tendência da natureza humana tem sido sempre ornamentar a cada artigo de uso ordinário. A Humanidade, desde seus primeiros tempos, cortam desenhos ou desenhos na cada artigo de madeira que é susceptível de talha. Assim pode ver na obra de diversos povos que conservam esta tradição: os índios de Norteamérica talham seus anzóis ou as boquillas das pipas, o mesmo que os polinesios talham seus remos.

Suas aplicações são variadas, ainda que sua principal função seja a decoraçaõ e o ornamento. Usa-se tanto a nível arquitetônico como para a beleza de objetos de uso quotidiano.

Considerada arte menor, a escultura em madeira oferece um desafio maior ao escultor para dar o naturalismo desejado à figuração, devido ao veios e nós da madeira e à precisão que deve ser trabalhada. Com isso, o uso do policromado (técnica de pintura à têmpera sobre base de gesso, aplicada na escultura em madeira) condicionou de forma decisiva a evolução da escultura em madeira. Essa técnica foi muito utilizada no Barroco brasileiro na confecção do imaginário (santos do pau oco). A técnica da talha consiste no desgaste de um tronco de madeira através do uso de instrumentos como o cinzel, serras, foices, machados, isovela e brocas. Geralmente, a madeira é trabalhada a partir de um único tronco que tem seu interior esvaziado para evitar problemas com a umidade. No acabamento final, a peça é lixada e polida.
Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.
A talha em madeira é considerada a quarta das artes clássicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário